Ucrânia tenta abrir novos corredores humanitários nesta sexta-feira, dizem autoridades
Cerca de 100.000 pessoas foram retiradas em várias partes do país nos últimos dois dias
A Ucrânia tentará abrir corredores humanitários em várias regiões nesta sexta-feira (11), de acordo com a ministra da Reintegração do país, Iryna Vereshchuk.
As rotas planejadas incluem:
- Mariupol – Zaporizhzhia
- Volnovakha – Pokrovsk
- Polohy – Zaporizhzhia
- Enerhodar – Zaporizhzhia
- Izium – Lozova
As rotas de Mariupol e Volnovakha foram repetidamente bloqueadas ou ficaram inacessíveis na semana passada em meio a intensos combates e bombardeios das forças russas. Houve mais sucesso na retirada de pessoas de Izium, que viu uma destruição generalizada.
Essas rotas não foram acordadas com Moscou, que anunciou diferentes rotas para a Rússia.
Vereshchuk disse que outras tentativas serão feitas para permitir que as pessoas escapem dos combates em Kiev, com rotas da capital para destinos como Bucha, Hostomel, Kozarovychi e Mykulychi.
Rotas também foram anunciadas perto de Zhytomyr, a oeste de Kiev, abrindo corredores para Andriyivka, Makariv e Borodianka.
Fotos – Imagens de satélite revelam destruição no subúrbio de Kiev, na Ucrânia
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”713927″ title_galeria=”Imagens de satélite revelam destruição no subúrbio de Kiev, na Ucrânia”/]
Cerca de 100.000 pessoas foram retiradas por corredores humanitários em várias partes da Ucrânia nos últimos dois dias, disse o presidente Volodymyr Zelensky na quinta-feira.