Ucrânia produz mais de 84 mil processos por crimes de guerra contra a Rússia
Ucrânia criou banco de dados especial, chamado "War Criminal", que inclui os registros de mais de 200 mil militares e mercenários russos
[cnn_galeria active=”2317074″ id_galeria=”2346469″ title_galeria=”Imagens mostram a destruição da guerra entre Rússia e Ucrânia”/]
As investigações da Polícia Nacional Ucraniana sobre crimes de guerra cometidos durante a invasão da Ucrânia pela Rússia levaram ao lançamento de mais de 84 mil processos criminais e 1.838 notificações adicionais de suspeita, de acordo com o presidente Volodymyr Zelensky.
O corpo também criou um banco de dados especial chamado “War Criminal”, que agora inclui os registros de mais de 200 mil militares e mercenários russos, disse Zelensky.
Durante um discurso comemorativo do Dia Nacional da Polícia, Zelensky agradeceu às autoridades por seu trabalho, dizendo que isso levará a Rússia “à total responsabilidade por sua agressão e terror contra a Ucrânia“.
Ataque em Kharkiv
O número de pessoas feridas durante um ataque russo a uma cidade na região ucraniana de Kharkiv foi revisado para 43, de acordo com o chefe da administração militar regional, Oleg Sinegubov.
“De acordo com os dados atualizados fornecidos pela equipe médica, até agora 43 pessoas ficaram feridas como resultado do bombardeio de Pervomaiskyi, incluindo 12 crianças”, postou Sinegubov no Telegram. “5 pessoas foram atendidas no local. A condição dos feridos é de moderada a leve”.
Sinegubov havia relatado anteriormente que o bombardeio danificou um carro e janelas de oito prédios de vários andares. Quatro carros no momento também estavam em chamas, ele disse.
Equipes de resgate estão no local, de acordo com o Ministério do Interior da Ucrânia.
“Os russos dispararam um projétil altamente explosivo”, que incendiou vários carros e danificou os arranha-céus, de acordo com Andriy Yermak, chefe do gabinete presidencial ucraniano.
(Com colaboração de Svitlana Vlasova)