Ucrânia perdeu todas as comunicações com Chernobyl, diz agência nuclear da ONU
Ambas as linhas de energia do local foram danificadas, segundo as últimas informações das autoridades ucranianas
A Ucrânia perdeu todas as comunicações com a usina nuclear de Chernobyl, informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em comunicado nesta quinta-feira (10). A declaração vem um dia depois que a instalação, controlada pela Rússia, perdeu suas fontes de alimentação externas.
O chefe da AIEA, Rafael Grossi, disse que o órgão de vigilância nuclear das Nações Unidas está ciente dos relatos de que a energia foi restaurada no local e está aguardando confirmação. Mais cedo, a autoridade reguladora da Ucrânia disse à AIEA que geradores de emergência estavam fornecendo eletricidade para a usina.
“A subsequente perda de comunicação fez com que o regulador não pudesse mais fornecer informações atualizadas sobre Chernobyl à AIEA”, disse o comunicado.
A AIEA citou a autoridade reguladora ucraniana, dizendo: “De acordo com as informações recebidas antes da perda de comunicação, ambas as linhas de energia do local foram danificadas, desconectando-o da rede”.
A declaração da Agência disse que a desconexão da rede “não terá um impacto crítico nas funções essenciais de segurança no local, onde estão localizadas várias instalações de gerenciamento de resíduos radioativos, pois o volume de água de resfriamento na instalação de combustível irradiado é suficiente para manter a remoção de calor sem fornecimento de eletricidade”.
De acordo com a AIEA, o regulador da Ucrânia disse que oito dos 15 reatores do país continuam operando, incluindo dois na usina nuclear de Zaporizhzhia, três em Rivne, um em Khmelnytsky e dois no sul da Ucrânia. Os níveis de radiação nos quatro locais eram normais, disse.
Grossi também disse que a Agência está em contato com as autoridades ucranianas sobre os sistemas de monitoramento de radiação na Ucrânia.
A AIEA não conseguiu restabelecer a comunicação com os sistemas de monitoramento instalados para monitorar materiais e atividades nucleares nas instalações de Chernobyl e Zaporizhzhia após a perda das transmissões remotas de dados desses sistemas.