Ucrânia perdeu “temporariamente” acesso ao Mar de Azov, diz ministério da Defesa
Forças russas estavam apertando o cerco em torno do principal porto do mar de Mariupol, segundo autoridades ucranianas; entenda importância da região
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse, na noite de sexta-feira (18), que perdeu o acesso ao Mar de Azov “temporariamente”, já que forças invasoras russas estavam apertando o cerco em torno do principal porto do mar de Mariupol.
“Os ocupantes tiveram sucesso parcial no distrito operacional de Donetsk, privando temporariamente a Ucrânia do acesso ao Mar de Azov “, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia em comunicado.
A pasta não especificou em seu comunicado se as forças da Ucrânia recuperaram o acesso ao mar.
A Rússia disse na sexta-feira que suas forças estão “apertando o cerco” em torno de Mariupol, onde cerca de 80% das casas da cidade foram danificadas.
Mariupol, com sua localização estratégica na costa do Mar de Azov, é um alvo desde o início da guerra em 24 de fevereiro, quando o presidente russo, Vladimir Putin, lançou o que chamou de “operação militar especial”.
A cidade fica na rota entre a península da Crimeia, anexada à Rússia, a oeste, e a região de Donetsk, a leste, que é parcialmente controlada por separatistas pró-russos.
A Rússia alegou em 1º de março que suas forças haviam isolado os militares ucranianos do Mar de Azov.
Imagens mostram destruição na Ucrânia após 21 dias de guerra
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”719225″ title_galeria=”Imagens mostram destruição na Ucrânia após 21 dias de guerra”/]