Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia elabora lista solicitando itens de assistência, dizem fontes

    Documento teria sido organizado de acordo com grau de necessidade e inclui pedidos dos âmbitos militar e tecnológico

    Kylie Atwoodda CNN

    Os ucranianos elaboraram uma extensa lista de assistência militar e tecnológica solicitada que ainda estão pedindo para partilhar com o governo dos EUA na quarta-feira (16), de acordo com duas fontes familiarizadas com a lista.

    A lista está organizada com base em níveis de necessidade, desde necessidades urgentes a baixa prioridade, dizem as fontes.

    Incluídos na seção de prioridade máxima estão: sistemas antiaéreos incluindo o S300 e foguetes e lançadores stinger, armas antitanque, incluindo dardos de fabricação americana, diferentes tipos de munições de artilharia, aviões, veículos blindados e helicópteros, segundo fontes.

    A lista inclui também drones norte-americanos altamente avançados – chamados sistemas de navalhas de comutação – que podem ser pilotados remotamente e explodir alvos a quilômetros de distância.

    Estas armas foram acrescentadas à lista após os ucranianos terem consultado os parceiros do congresso durante o fim de semana sobre um projeto da lista.

    Os EUA teriam de dar formação às tropas ucranianas se as armas fosse fornecidas, mas as fontes disseram que isso poderia ser feito remotamente.

    Para além do armamento, os pedidos da Ucrânia incluem também: estações de radar, controlo automático de sistemas antiaéreos, rádios, kits médicos e guarda-costas.

    A chave é que os ucranianos precisam de sistemas de comunicação seguros em que os russos não possam entrar, disseram as fontes. Os EUA já forneceram anteriormente à Ucrânia esse tipo de tecnologia de comunicação e estão prontos a fornecer mais desse apoio, disseram os funcionários.

    Tópicos