Ucrânia e Rússia reivindicam sucessos no combate em andamento no Mar Negro
Forças ucranianas divulgam imagem de uma explosão na Ilha da Cobra, no Mar Negro
Ambos os militares russos e ucranianos reivindicaram neste domingo (8) sucessos no que parece ser um combate em andamento no Mar Negro, e especialmente na Ilha da Cobra ocupada pelos russos.
Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar da região de Odessa, disse neste domingo que um helicóptero russo na ilha foi atingido e destruído na noite de sábado (7). Os militares divulgaram um vídeo de drone supostamente mostrando o ataque.
Ele também disse que um pequeno barco de desembarque com capacidade para cerca de 80 a 100 pessoas foi eliminado, bem como dois barcos de patrulha da classe Raptor.
Bratchuk disse que, de acordo com informações preliminares, cerca de 40 soldados russos foram mortos.
Uma imagem de satélite da manhã de domingo mostrou pelo menos uma coluna de fumaça subindo da ilha.
O Ministério da Defesa da Rússia no domingo deu uma versão muito diferente dos eventos.
O major-general Igor Konashenkov disse que, durante a noite de sábado, mais dois bombardeiros Su-24 ucranianos e um helicóptero Mi-24 da Força Aérea Ucraniana foram destruídos por sistemas de defesa aérea russos sobre a ilha.
Ambos os lados também relataram ataques perto do porto de Odessa. Os russos disseram ter derrubado um drone de combate Bayraktar-TB2 perto de Odesa, enquanto os militares ucranianos disseram ter interceptado dois mísseis de cruzeiro lançados por aeronaves russas.
Bratchuk disse que ao todo 10 mísseis de cruzeiro russos foram disparados na região de Odesa no sábado. A pista do aeroporto principal foi atingida novamente. Um bairro residencial também foi atingido.