Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia diz que Rússia não atingiu alvos em ataque deste sábado ao leste do país

    Neste sábado, ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que sanções ocidentais e as remessas de armas enviadas para governo ucraniano estão impedindo negociações de paz

    Natalia Zinetsda Reuters

    Forças russas atacaram a região de Donbass, no leste da Ucrânia, neste sábado (30), mas não conseguiram capturar as três áreas que tinham como alvos, disseram militares ucranianos.

    Enquanto isso, também neste sábado, Moscou disse que as sanções ocidentais contra a Rússia e as remessas de armas enviadas para a Ucrânia estão impedindo as negociações de paz.

    Os russos estavam tentando capturar as áreas de Lyman em Donetsk e Sievierodonetsk e Popasna em Luhansk, disse o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia em seu boletim de atualização diária.

    “Não estão tendo sucesso – a luta continua”, disse.

    O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em comentários publicados no início deste sábado, disse que a suspensão das sanções ocidentais à Rússia faz parte das negociações de paz, que ele disse serem difíceis, mas continuam diariamente por videoconferência.

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky tem insistido desde que a invasão russa começou em 24 de fevereiro que as sanções precisam ser reforçadas e não podem fazer parte das negociações.

    Ele disse na sexta-feira (29) que havia um alto risco de que as negociações terminassem por causa do que ele chamou de “manual de assassinato de pessoas” da Rússia.

    A Ucrânia acusa tropas russas de atrocidades em áreas próximas à capital, Kiev, que ocupavam anteriormente. Moscou nega as alegações.

    Lavrov disse que se os Estados Unidos e outros países da Otan estiverem realmente interessados ​​em resolver a crise ucraniana, eles deveriam parar de enviar armas para Kiev.

    Em Washington, o pacote de ajuda de US$ 33 bilhões proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para a Ucrânia, incluindo US$ 20 bilhões em armas, recebeu apoio bipartidário.

    A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, disse na sexta-feira que espera que o Congresso aprove o pacote o mais rápido possível.

    “Não conseguiram atravessar nossa defesa”

    A Rússia chama suas ações na Ucrânia de “operação especial” para desarmar a Ucrânia e protegê-la dos fascistas. A Ucrânia e o Ocidente dizem que a alegação fascista é infundada e que a guerra é um ato de agressão não provocado.

    A guerra transformou cidades em escombros, matou milhares e forçou 5 milhões de ucranianos a fugir para o exterior. Depois de não conseguir capturar a capital, a Rússia agora está se concentrando no leste e no sul da Ucrânia.

    Moscou espera assumir o controle total da região leste de Donbass, composta por Luhansk e Donetsk, partes da qual já eram controladas por separatistas apoiados pela Rússia antes da invasão.

    Moscou disse neste sábado que suas unidades de artilharia atingiram 389 alvos ucranianos durante a noite.

    O governador da região de Bryansk, na Rússia, disse que as defesas aéreas impediram que uma aeronave ucraniana entrasse na região e, como resultado, os bombardeios atingiram partes de um terminal de petróleo, informaram agências de notícias russas.

    Do lado ucraniano, o governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, disse que os russos estavam bombardeando toda a região “mas não conseguiram atravessar nossa defesa”. Ele disse que os civis continuarão a ser retirados apesar da situação difícil.

    Gaidai disse que duas escolas e 20 casas foram destruídas por ataques russos na sexta-feira nas cidades de Rubizhne e Popasna, em Luhansk.

    Mykola Khanatov, chefe da administração militar em Popasna, disse que dois ônibus enviados para retirar civis da cidade foram alvejados por tropas russas na sexta-feira e não houve notícias dos motoristas. Ele não disse quantas pessoas estavam nos ônibus.

    Também houve relatos de ataques em lugares fora de Donbass, inclusive nas áreas sul de Dnipro e Zaporizhzhia e na cidade de Kharkiv, no nordeste, onde o governador regional disse que uma área residencial foi bombardeada durante a noite.

    O Ministério da Defesa do Reino Unido disse neste sábado que a Rússia foi forçada a fundir e redistribuir unidades esgotadas e díspares de avanços fracassados ​​no nordeste da Ucrânia.

    A Reuters não pôde verificar de forma independente os relatos sobre o que estava acontecendo no local.

    Toneladas de grãos roubados

    O vice-ministro da Agricultura da Ucrânia, Taras Vysotskiy, acusou as forças russas de roubar centenas de milhares de toneladas de grãos nas áreas que ocupam e disse temer que 1,5 milhão de toneladas adicionais corram o risco de serem roubadas.

    A Ucrânia disse na quinta-feira que o roubo russo de grãos de seu território está aumentando a ameaça à segurança alimentar global representada por interrupções na semeadura da primavera e pelo bloqueio de portos ucranianos.

    O Kremlin disse que não tinha informações sobre o assunto.

    De acordo com dados do International Grains Council, a Ucrânia foi o quarto maior exportador de grãos do mundo na temporada 2020/21, vendendo 44,7 milhões de toneladas no exterior.

    O volume de exportações caiu drasticamente desde a invasão.

    Zelensky disse em seu discurso na noite de sexta-feira que a escassez de combustível terminará em breve na Ucrânia, embora as forças russas tenham danificado vários depósitos de petróleo.

    A ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, disse que as operadoras da Ucrânia conseguiram contratos com fornecedores europeus.

     

    Tópicos