Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia diz que direcionou “ataque concentrado” à Ilha da Cobra

    Apesar de ser território da ucraniano, o local está ocupado pela tropa russa; área tem importância estratégica para ambos os lados do conflito

    Ilha da Cobra fica a cerca de 48 quilômetros da costa da Ucrânia e perto das rotas marítimas
    Ilha da Cobra fica a cerca de 48 quilômetros da costa da Ucrânia e perto das rotas marítimas Andrey Nekrasov/Getty Images/imageBROKER RF

    Sebastian Shuklada CNN

    O Exército ucraniano disse nesta terça-feira (21) que lançou alguns ataques aéreos na Ilha de Zmiinyi, também é conhecida como Ilha da Cobra, no Mar Negro. Apesar de ser território da Ucrânia, o local está ocupado pela tropa russa.

    O Comando Operacional Sul do Exército ucraniano afirmou ter realizado “um ataque concentrado em toda a ilha, utilizando várias forças e modos de impacto”.

    A operação ainda está em andamento, por isso o “silêncio de informação” foi exigido até o final dos ataques, acrescentou nota do comando.

    A ilha de Zmiinyi é de importância estratégica para ambos os lados do confronto –  fica a cerca de 48 quilômetros da costa da Ucrânia e perto das rotas marítimas que levam ao Bósforo e ao Mediterrâneo.

    Durante os primeiros dias do confronto, a o local foi palco de uma das mais cenas icônicas da guerra. Um navio de guerra russo exigiu que defensores ucranianos se rendessem, ao passo que os guerrilheiros responderam, infamemente, com “navio de guerra russo, vá se f*der” – a frase se tornou uma marca da resistência ucraniana.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original