Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia chega a acordo com a Rússia por corredor de evacuação de Mariupol

    Autoridades ucranianas dizem que prédios da cidade ficaram inabitáveis ​​após semanas de intenso bombardeio russo

    Nathan HodgeOlga Voitovychda CNN

    Um corredor de evacuação foi acordado com os russos para a cidade sitiada de Mariupol, disseram autoridades ucranianas nesta quinta-feira (31).

    A Ucrânia recebeu uma mensagem através do Comitê Internacional da Cruz Vermelha confirmando a prontidão russa para abrir um “corredor humanitário” de Mariupol através da cidade de Berdiansk, disse a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk em um comunicado no Telegram.

    “Na rota para Mariupol estamos enviando 45 ônibus”, disse ela. “28 deles precisam obter uma autorização para passar pelo posto de controle russo em Vasylivka. Além disso, 17 já deixaram Zaporizhzhia. Faremos todo o possível para garantir que os ônibus cheguem a Mariupol hoje e peguem as pessoas que ainda não puderam deixar a cidade”, escreveu.

    Autoridades ucranianas dizem que cerca de 90% dos prédios da cidade foram danificados ou ficaram inabitáveis ​​após semanas de intenso bombardeio pelas forças russas.

    Corredores adicionais foram acordados para entrega de ajuda humanitária e evacuação de pessoas da cidade de Melitopol, disse Vereshchuk, e para uma coluna de pessoas em veículos particulares deixar a cidade de Enerhodar para Zaporizhzhia. “Nossos militares confirmaram e garantem um cessar-fogo completo”, disse Vereshchuk.

    Kyrylo Tymoshenko, um alto funcionário do gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, também confirmou que 45 ônibus serão enviados para apoiar o plano de evacuação.

    Tópicos