Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia anuncia “pausa”, e 4ª rodada de negociações com Rússia continua na terça

    "Pausa técnica", como definiu negociador ucraniano, acontece após presidente Volodymyr Zelensky classificar as conversas como difíceis

    Da CNN

    O conselheiro presidencial e negociador ucraniano Mykhailo Podolyak disse, por meio de uma postagem no Twitter nesta segunda-feira (14), que a quarta rodada das conversas com a Rússia foi paralisada até a terça-feira (15) para uma “pausa técnica”.

    “Uma pausa técnica foi feita entre as negociações até amanhã. Para trabalho adicional em subgrupos de trabalho e esclarecimento das definições individuais. As negociações continuam…”, escreveu Podolyak, que já havia publicado anteriormente uma foto do encontro, realizado virtualmente desta vez.

    “As partes expressam ativamente suas posições especificadas. A comunicação está sendo realizada, mas é difícil. A razão para a discórdia são sistemas políticos muito diferentes”, escreveu anteriormente.

    https://twitter.com/Podolyak_M/status/1503369315978027015?s=20&t=kGBZvLp8Vf0XV0VVPjviOA

    As conversas, classificadas como “difíceis” pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, se concentram em alcançar um cessar-fogo.

    “As difíceis conversas continuam. Todos estão esperando por notícias. Esta noite informaremos sobre o resultado”, disse Zelensky em uma mensagem de vídeo.

    O presidente ucraniano deveria falar com o Conselho da Europa mais cedo na segunda-feira, mas não o fez.

    O perfil das Relações Exteriores de Belarus também publicou uma declaração sobre as negociações. As três rodadas anteriores foram realizadas no território belarrusso, cujo presidente Alexander Lukashenko é aliado de Vladimir Putin.

    “Devo admitir que houve pouco progresso substancial nas negociações Rússia-Ucrânia. Apesar disso, alguns resultados foram alcançados. É muito importante que ambos os lados se encontrem, conversem e tentem se entender”, diz o texto, cuja fala é atribuída ao ministro da pasta, Vladimir Makei.

    https://twitter.com/BelarusMFA/status/1503339304474615808?s=20&t=kGBZvLp8Vf0XV0VVPjviOA

    Enquanto as negociações ocorrem, os russos prosseguem com os ataques em diversas cidades ucranianas.

     A capital, Kiev, também foi alvoVárias explosões pesadas foram relatadas. Algumas das explosões podem ter sido causadas por armas da defesa aérea ucranianas visando aeronaves russas ou mísseis de cruzeiro. Vários rastros de fumaça subindo ao céu puderam ser vistos do centro de Kiev, relatou a reportagem da CNN americana.

    Imagens e vídeos enviados da cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, na manhã desta segunda-feira, mostram várias vítimas do que parece ter sido um ataque com mísseis na cidade. Russos e ucranianos trocaram acusações sobre o ataque.

    Também nesta segunda-feira, a Ucrânia busca retirar civis por 10 “corredores humanitários”, inclusive de cidades próximas à capital Kiev e na região leste de Luhansk, disse a vice-primeira-ministra Iryna Vereschuk.

    Tópicos