Trump publica foto usando máscara e chama de ‘ato patriota’
"Muitas pessoas dizem que é patriota usar uma máscara facial quando não é possível se distanciar socialmente, não há ninguém mais patriota que eu", escreveu
O presidente americano Donald Trump publicou na tarde desta segunda-feira (20) uma foto usando máscara e dizendo que o país está unido para derrotar o que ele chama de “vírus invisível da China”.
“Estamos unidos no esforço para derrotar o vírus invisível da China, e muitas pessoas dizem que é patriota usar uma máscara facial quando o distanciamento social não é possível. Não há ninguém mais patriota que eu, seu presidente favorito”, escreveu.
Leia também:
Trump diz que Covid-19 está sendo controlada, mas casos disparam na Flórida
Governador processa prefeita para impedir uso obrigatório de máscaras em Atlanta
Neste domingo (19), em entrevista ao canal Fox News, Trump disse que não acreditava na orientação do diretor do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), de que todos os americanos têm responsabilidade de protegerem a si mesmos e suas comunidades ao usarem máscaras.
“Eu quero que as pessoas tenham uma certa liberdade, e não acredito nisso. Não concordo com a declaração de que, se todos usarem máscaras, isso [a doença] vai desaparecer”, afirmou.
Desde o começo da pandemia de Covid-19, Trump se negava a usar o acessório. A primeira vez em que ele foi visto usando a máscara publicamente foi em 11 de julho, durante visita a um hospital militar perto de Washington.
Trump é candidato à reeleição no momento em que os EUA são o país com o maior número de casos e mortes por Covid-19. Segundo a universidade americana Johns Hopkins, que monitora a pandemia ao redor do mundo, os EUA já registraram 3,8 milhões de casos confirmados de Covid-19 e 140.811 mortes pela doença.
Segundo uma pesquisa de intenção de voto divulgada na semana passada pela Universidade Quinnipiac, o candidato democrata, Joe Biden, tinha 15 pontos percentuais de vantagem sobre Trump.