Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump diz que não tem “nada a ver com o Projeto 2025” em Debate Presidencial da ABC

    Kamala Harris acusou o ex-presidente de estar ligado ao "plano perigoso"

    Maureen Chowdhuryda CNN

    O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se distanciou do Projeto 2025 depois que a vice-presidente Kamala Harris o acusou de estar ligado ao “plano perigoso”, no debate presidencial da ABC News desta terça-feira (10).

    “Não tenho nada a ver com o Projeto 2025”, disse Trump. “Isso está aí. Não li. Não quero ler, propositalmente. Não vou ler.”, ele acrescentou.

    Trump prosseguiu dizendo que as pessoas que redigiram o plano do Projeto 2025 tiveram ideias, “acho que algumas boas, outras más”, mas que isso não faz diferença porque ele não tem nada a ver com isso.

    Kamala tem atacado partes do conservador Projeto 2025 que estabelece um modelo para uma potencial segunda presidência de Donald Trump. O documento de 920 páginas foi organizado pelo think tank Heritage Foundation e desenvolvido em grande parte por pessoas que serviram na administração de Trump.

    O ex-presidente se distanciou publicamente da iniciativa, chamando ideias não especificadas do Projeto 2025 de “seriamente extremas”.

    As propostas do Projeto 2025 de uma reformulação radical do poder executivo tornaram-se alvos frequentes de críticas democratas. Um representante da campanha de Kamala disse anteriormente que a campanha “tomou uma decisão deliberada de rotular todas as políticas de Trump” como “Projeto 2025”, uma vez que eles acreditam que “isso ficou com os eleitores”.

    Primeira vez em que Trump e Kamala se encontram

    O debate desta terça-feira (10) marca a primeira vez que Donald Trump e Kamala Harris se encontram pessoalmente. As últimas pesquisas mostram uma disputa acirrada entre os candidatos.

    Este é o sétimo debate presidencial de Trump — três contra Hillary Clinton e três contra Joe Biden.

    O confronto acontece na Pensilvânia, um estado que pode decidir a eleição dos Estados Unidos.

    Kamala assumiu a candidatura democrata após Joe Biden ter desistido de concorrer à reeleição. O desempenho do presidente americano no Debate da CNN levantou dúvidas sobre sua idade e aptidão para um novo mandato — o que gerou críticas até de apoiadores.

    Já Trump tenta voltar à Casa Branca após ter sido derrotado por Biden em 2020.

    A eleição presidencial nos Estados Unidos acontecerá no dia 5 de novembro.

    Tópicos