Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trudeau pede libertação de reféns e ajuda humanitária para Gaza em conversa com Netanyahu

    Premiê recebeu garantias de que “os canadenses em Gaza poderão partir nos próximos dias”

    Artemis MoshtaghianPaula Newtonda CNN

    O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, expressou seu apoio contínuo ao direito de Israel de se defender em sua guerra contra o Hamas durante uma conversa com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, no último sábado (4).

    Trudeau também apelou à libertação imediata dos reféns detidos pelo Hamas e frisou a necessidade de fornecer ajuda humanitária às pessoas em Gaza, de acordo com um comunicado do seu gabinete.

    Ele ainda recebeu garantias de que “os canadenses em Gaza poderão partir nos próximos dias”.

    As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram às autoridades canadenses no sábado “que mais de 400 cidadãos canadenses, residentes permanentes e familiares elegíveis poderão deixar Gaza através da passagem da fronteira de Rafah”.

    Existem atualmente 5.755 cidadãos no Registro de Canadenses no Exterior em Israel e 453 registrados na Cisjordânia e em Gaza, de acordo com a última atualização da Global Affairs Canada (GAC).

    As autoridades canadenses estão em contato com 69 pessoas, que são residentes permanentes e possuem familiares na Cisjordânia, 516 em Gaza e 51 em Israel, segundo o GAC.

    Trudeau destacou as suas profundas preocupações com a crise humanitária cada vez maior em Gaza, e reiterou a posição do Canadá sobre a necessidade imediata de criar condições para a ajuda humanitária avançar na região.

    Ele também expressou “a importância de defender o direito humanitário internacional e de fazer todos os esforços para proteger os civis palestinos”.

    Veja também: Pelo 4º dia, brasileiros são impedidos de deixar Gaza

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original