Tropas russas avançam pelo leste da Ucrânia
Moscou está perto de dominar a cidade de Severodonetsk, a penúltima que falta para a Rússia tomar o controle da região de Luhansk
As tropas da Rússia já controlam parte da cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia, e estão próximas de controlar a região de Luhansk. Severodonetsk é a penúltima cidade que falta para que Moscou tenha o controle total do local.
O chefe da administração local falou à agência “Reuters” que ainda há esperança de resistência, mas que apenas 20% de Severodonetsk ainda está sob controle ucraniano. As forças russas têm o domínio de 60% do território. O restante, segundo ele, virou terra de ninguém.
Pelo menos 12 mil civis ainda permanecem em Luhansk. Mas todas as infraestruturas essenciais foram destruídas. E o acesso à cidade para entrega de alimentos e outros itens está impossibilitado.
Luhansk é uma das províncias de Donbass, no leste da Ucrânia, onde atuam grupos separatistas pró-Rússia.
O domínio desta área é um objetivo fundamental de Vladimir Putin, desde que as suas tropas deixaram a capital Kiev, no fim de março.
Enquanto a Rússia avança no leste, a Alemanha decidiu enviar mais equipamentos de defesa à Ucrânia.
Em discurso nesta quarta (1º) ao parlamento alemão, o chanceler Olaf Scholz disse que nas próximas semanas o país vai mandar aos ucranianos o mais moderno sistema de defesa antiaérea que a Alemanha possui. Trata-se de um lançador móvel de mísseis de curto alcance a partir do solo.