Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tiroteio deixa ao menos 11 mortos em Monterey Park, na Califórnia

    Segundo a polícia, o atirador fugiu do local, mas foi encontrado morto dentro de uma van de carga

    A polícia investiga uma cena onde ocorreu um tiroteio em Monterey Park, Califórnia, domingo, 22 de janeiro de 2023. Dezenas de policiais responderam a relatos de um tiroteio ocorrido após o término de uma grande celebração do Ano Novo Lunar em uma comunidade a leste de Los Angeles no final do sábado.
    A polícia investiga uma cena onde ocorreu um tiroteio em Monterey Park, Califórnia, domingo, 22 de janeiro de 2023. Dezenas de policiais responderam a relatos de um tiroteio ocorrido após o término de uma grande celebração do Ano Novo Lunar em uma comunidade a leste de Los Angeles no final do sábado. Reprodução/ CNN

    Sarah MoonTina Burnsideda CNN

    Pelo menos 11 pessoas foram mortas e outras nove ficaram feridas em um tiroteio em uma boate em Monterey Park, Califórnia, segundo o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles.

    O atirador fugiu do local, mas foi encontrado morto dentro de uma van de carga. A motivação do ataque ainda não está clara.

    As autoridades informaram que 10 pessoas foram levadas com ferimentos a hospitais locais, mas que uma delas acabou falecendo nesta segunda-feira (23).

    O tiroteio aconteceu perto da área do festival do Ano Novo Lunar de Monterey Park, que estava programado para acontecer até as 21h (horário local) de sábado (21), na Garvey Avenue, entre as avenidas Garfield e Alhambra.

    De acordo com a Casa Branca, o presidente Joe Biden e a vice-presidente, Kamala Harris, foram informados sobre o ataque. O FBI investiga o tiroteio.

    Os eventos anteriores do Ano Novo Lunar na cidade atraíram multidões estimadas em mais de 100 mil pessoas de todo o sul da Califórnia, de acordo com a cidade. Não está claro quantas pessoas ainda estavam reunidas na área quando os tiros foram disparados.

    Monterey Park é uma cidade no vale de San Gabriel, no condado de Los Angeles, a cerca de 11 quilômetros do centro de Los Angeles.

    O que se sabe sobre a busca ao suspeito:

    • Tarde da noite de sábado: Uma descrição de uma van branca vista saindo do estúdio de dança Alhambra – visitada pelo atirador após o ataque em Monterey Park – é enviada para as autoridades da área, dando início a buscas em toda a região.
    • 8h35 do domingo: A polícia divulga uma descrição do suspeito — o suposto atirador ainda está foragido, disse o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna. A pessoa que fugiu do local é descrita preliminarmente como “um homem asiático”, acrescentando que há descrições diferentes de testemunhas e vítimas.
    • 10h20 do domingo: A van branca é encontrada: Os policiais de Torrance encontram a van branca que corresponde à descrição, de acordo com Luna. Quando os policiais passaram atrás do veículo, ele entrou no estacionamento de um shopping center. Quando os agentes saem do veículo, eles ouvem um tiro. Os oficiais recuam e pedem reforços. Veículos blindados chegam e bloqueiam o movimento da van.
    • 11h21 do domingo: O Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles divulga fotos do suspeito do tiroteio em massa. Luna publicou no Twitter fotos do homem, dizendo que os investigadores o identificaram como um suspeito de homicídio que deveria ser considerado “armado e perigoso”.
    • 12h52 do domingo: O suspeito está morto: Uma equipe da SWAT limpa a área e descobre que o suspeito havia se matado dentro da van branca, segundo Luna. O suspeito foi declarado morto no local. Várias evidências são encontradas na van que liga o suspeito a Monterey Park e Alhambra. Um revólver também foi encontrado na caminhonete.
    • 17h21 do domingo: A polícia nomeia o suspeito: Luna diz que os investigadores confirmaram que o homem encontrado morto na van branca após o impasse é a mesma pessoa suspeita de realizar o tiroteio em massa em Monterey Park. O suspeito é identificado como Huu Can Tran, de 72 anos, de acordo com Luna.