Texto final de Celac-UE é fraco sobre guerra na Ucrânia, mas houve avanços
Ouça a análise dos principais fatos da semana no noticiário internacional
No episódio desta semana, Roberto Nonato e Américo Martins falam sobre a Cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia (UE), realizada em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 17 e 18 de julho.
O documento final traz menção à guerra na Ucrânia, mas sem termos hostis à Rússia. Para Américo Martins, o texto é “pífio” porque não se aprofunda na guerra, “um dos grandes problemas geopolíticos que o mundo enfrenta neste momento, inclusive com repercussão no mercado de alimentos”.
A correspondente internacional, Priscila Yazbek, que cobriu o evento, acredita que “o saldo da cúpula não foi completamente negativo”, já que houve avanços em relação à reparação histórica e ao financiamento global. Ela destacou ainda que o Brasil integrou um grupo de negociação por eleições livres na Venezuela.
Ouça também: Vladimir Putin cancela viagem à cúpula dos Brics por ameaça de prisão; as movimentações da semana na guerra na Ucrânia; e repercussão da entrevista à CNN do governador da Flórida, Ron DeSantis, sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos.
Apresentação: Roberto Nonato e Américo Martins
Produção: Bruna Sales
Edição: Raphael Henrique