Terremoto no Marrocos: EUA dizem que podem oferecer “assistência significativa”
País afirmou que tem equipes de busca e resgate prontas para serem mobilizadas e que pode liberar fundos
Os Estados Unidos informaram o governo marroquino que estão preparados para fornecer “assistência significativa” após o terremoto magnitude 6,8 que atingiu o país e deixou milhares de mortos.
“Temos equipes de busca e resgate prontas para serem mobilizadas que podem ajudar não apenas nessa atividade, mas também com assistência médica e outras formas de assistência”, disse o vice-assessor de segurança nacional dos EUA, Jon Finer, a repórteres a bordo do Air Force One, o avião da Presidência americana.
VÍDEO — Terremoto de magnitude 6,8 atinge o Marrocos e deixa centenas de mortos
“Também estamos prontos para liberar fundos no momento certo para ajudar os marroquinos a recuperar e a lidar com esta terrível tragédia que se abateu sobre eles”, complementou.
A decisão surge após uma declaração no sábado do presidente Joe Biden, que disse que a sua administração estava em contato com autoridades no Marrocos.
“Estamos trabalhando rapidamente para garantir que os cidadãos americanos no Marrocos estejam seguros e estamos prontos para fornecer qualquer assistência necessária ao povo marroquino”, escreveu Biden.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, expressou “profunda tristeza pela perda de vidas e destruição” e “sinceras condolências” às pessoas afetadas e reforçou a promessa de assistência de Biden.