Terremoto de magnitude 4,8 atinge a região da Jordânia e Síria
Moradores do Líbano também sentiram o tremor; não há relatos imediatos de fatalidades
Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu a Jordânia e a Síria na noite desta segunda-feira (12), de acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), com moradores de ambos os países e do Líbano sentindo seus impactos, mas sem relatos imediatos de fatalidades.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km, disse o GFZ. Anteriormente, havia relatado a magnitude em 5,46, mas revisou para 4,8 minutos depois.
Pelo menos 25 pessoas sofreram ferimentos leves a moderados devido à debandada após o terremoto, disse o diretor de saúde da cidade síria de Hama, Maher Younis, na manhã de terça-feira (13), no horário local.
A agência de notícias estatal da Síria disse que havia registrado o epicentro do terremoto a leste da cidade síria de Hama.
O chefe de polícia de Hama, Major General Hussein Jumaa, disse à mídia síria que não houve relatos de feridos na cidade.
Em Salamiya, uma cidade a aproximadamente 30 km a leste da cidade de Hama, os moradores correram para as ruas escuras com medo, disse Nasser Duyub, um funcionário público que mora na região.
“Meu filho estava dormindo, não sei como o agarrei e saí de casa”, disse Duyub à Reuters.
Moradores disseram que viram uma sacada desabar e ambulâncias tratando pessoas que desmaiaram.
Outros na Síria disseram que tiveram lembranças imediatas de 2023, quando um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 50 mil pessoas – principalmente na Turquia, mas com milhares também morrendo no norte da Síria.
O terremoto de 2023 também deixou destruição generalizada em ambos os países.
“Foi o mesmo som, como se estivesse saindo da terra”, disse Umm Hamzah, morador da capital síria, Damasco.
“Fiquei tonto como da última vez, mas o susto foi pior porque eu sabia o que aconteceu no terremoto anterior”, ele acrescentou.
A defesa civil síria que opera nas áreas controladas pela oposição ao norte do país devastado pela guerra disse que havia se deslocado para várias regiões para responder a qualquer emergência potencial, mas não havia recebido relatos de nenhum dano até agora.
Moradores em todo o Líbano também sentiram o terremoto.
Tanto o Líbano quanto a Síria foram atingidos por ataques aéreos israelenses nos últimos 10 meses, enquanto as hostilidades regionais se desenrolam paralelamente à guerra de Gaza, e vários moradores disseram que inicialmente pensaram que o terremoto era um ataque aéreo.
A agência de notícias estatal da Jordânia relatou um tremor secundário de magnitude 3,9 menos de uma hora após o terremoto inicial.