Terremoto de magnitude 2,2 atingiu partes de Nova York e Nova Jersey
Serviço Geológico dos Estados Unidos recebeu 200 alertas em seu site de pessoas que sentiram o movimento
Um terremoto de magnitude 2,2 foi sentido em partes de Nova York e Nova Jersey na manhã desta sexta-feira (19), disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) à CNN.
O tremor ocorreu de madrugada no noroeste de Yonkers e ao longo do rio Hudson em Nova York, e foi sentido em Nova Jersey, de acordo com Randy Baldwin, geofísico do USGS National Information Center em Golden, Colorado.
O USGS recebeu 200 alertas em seu site de pessoas que sentiram o movimento, a maioria dos quais foram relatados em um raio de 25 km do epicentro, disse Baldwin.
O escritório do comissário de incêndio de Yonkers confirmou que, embora o despacho tenha recebido algumas ligações, foi principalmente por causa do ruído, com uma ligação sobre a suspeita de um transformador queimado.
O terremoto, que Baldwin disse ter durado apenas um breve momento, provavelmente só foi sentido pelos moradores porque eles passaram a noite lá, disse Baldwin.
A maioria dos terremotos no Nordeste é menor, segundo o funcionário, acrescentando que o maior terremoto nos últimos três meses foi de magnitude 3,8 em Buffalo, Nova York, em 6 de fevereiro.
“Você provavelmente não verá danos até atingir a magnitude 4”, disse Baldwin. “O terremoto de Buffalo foi na área metropolitana e, se houvesse danos, seria algo que caiu de uma geladeira.”
Terremotos no nordeste dos EUA são difíceis de prever por causa de seu tamanho e podem acontecer aleatoriamente, disse Baldwin.
É raro que ocorram em áreas densamente povoadas da região Nordeste, disse.
“As linhas de falha geralmente não são identificadas, elas são subterrâneas e simplesmente acontecem.”
Nos últimos seis meses, o USGS identificou cerca de 100 terremotos “principalmente pequenos” no nordeste dos EUA, disse Baldwin. Estes se estendem para o Canadá, através de Quebec e na área da Nova Escócia, disse Baldwin.