‘Templo do Zoom’: 200 mil budistas comemoram dia sagrado em encontro virtual
As fotos resultantes são um lembrete impressionante de como podemos nos unir mesmo em meio a crises
Mais de 200.000 budistas se reuniram pelo Zoom, aplicativo de chamadas por vídeos, para celebrar o Dia Makha Bucha na sexta-feira (28).
Um dos dias mais importantes para os budistas, o dia Makha Bucha marca a lua cheia do terceiro mês lunar. Neste ano, essa data foi 26 de fevereiro.
Quando o Buda estava vivo há milhares de anos, 1.250 de seus seguidores foram visitá-lo na Índia sem uma reunião marcada.
Todos eles se encontraram no que agora é conhecido como Dia Makha Bucha. Dizia-se que esses seguidores eram “iluminados”, e o próprio Buda os ordenou. Ele então lhes ensinou os três princípios básicos do budismo: não faça o mal; faça o bem; e limpe sua mente.
Os budistas também celebram a criação de uma comunidade ideal no dia Makha Bucha.
Normalmente, milhares se aglomeram no Templo Dhammakaya fora de Bangkok, Tailândia, para as celebrações. A cerimônia foi obviamente diferente em 2021, com grandes reuniões canceladas em meio à pandemia.
As autoridades permitiram a cerimônia das velas, porém, com cautela. Um seleto grupo de 1.000 budistas estava no templo pessoalmente, e uma tela de LED de 280 metros de comprimento foi instalada fora do templo para devotos remotos fazerem suas orações.
As fotos resultantes são um lembrete impressionante de como podemos nos unir mesmo em meio a crises.