Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestade tropical Lisa se transformou em furacão nesta quarta-feira (2), diz órgão

    Alertas do Centro Nacional de Furacões seguem em vigor em partes da costa leste da América Central, incluindo Belize, Guatemala e Honduras

    Monica Garrettda CNN

    A tempestade tropical Lisa se transformou em furacão, segundo a atualização matinal do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). O furacão Lisa agora tem ventos de 120 km/h com rajadas ainda maiores.

    O ciclone está agora a cerca de 160 km a leste-sudeste de Belize, movendo-se para oeste a 24 km/h. Os alertas de furacões e tempestades tropicais permanecem em vigor em partes da costa leste da América Central, incluindo a Península de Yucatán, Belize, Guatemala e Honduras.

    Espera-se que o Lisa chegue a Belize ainda nesta quarta-feira (2), depois atravesse o norte da Guatemala e se mude para o sudeste do México na quinta-feira. Sua passagem pode deixar chuvas fortes de até 150 milímetros, com quantidades locais de 250 milímetros em Belize e tempestades de mais de dois metros perto e ao norte de onde o centro de Lisa cruza a costa de Belize e o extremo sudeste de península de Yucatán.

    À meia-noite de terça para quarta-feira, o ciclone estava localizado a cerca de 210 quilômetros a leste-nordeste da ilha de Roatán, a maior do arquipélago de Islas de la Bahía, no Caribe hondurenho, enquanto soprava ventos máximos sustentados de 110 quilômetros por hora e movendo-se a 24 km/h para oeste.

    Após atingir a terra firme, o furacão deve enfraquecer rapidamente, mas continuar a despejar fortes chuvas ao passar pelo sudeste do México, lar de destinos turísticos conhecidos como Cancun, Playa del Carmen e Tulum. Estima-se que Lisa entre no Golfo do México como uma depressão tropical até o final da semana.

    Tópicos