Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestade Tropical Ernesto segue para Porto Rico, mas não chegará aos EUA

    Fenômeno deve ganhar força nas águas quentes do oceano

    Mary Gilbertda CNN

    A Tempestade Tropical Ernesto se formou no Atlântico e está se dirigindo rapidamente para o Caribe e Porto Rico, trazendo fortes chuvas, ventos fortes e mares perigosos, à medida que a temporada de furacões, prevista como muito ativa, avança.

    O centro da tempestade está localizado a algumas centenas de milhas a leste das Ilhas de Sotavento do Caribe na noite de segunda-feira (12), de acordo com o Centro Nacional de Furacões, com ventos máximos em torno de 64 km/h. A tempestade está se deslocando a 45 km/h para o oeste-noroeste, disseram os meteorologistas.

    O sistema em movimento rápido trará condições de tempestade tropical — incluindo ventos potencialmente danosos e fortes chuvas — para as Ilhas de Sotavento no final de segunda-feira ou início de terça-feira (13). Essas condições se espalharão pelas Ilhas Virgens e Porto Rico até a noite de terça-feira.

    As previsões iniciais de trajetória sugerem que Ernesto não seguirá o caminho rumo ao continente dos EUA, como Debby. Em vez disso, deve fazer uma curva para o norte e se intensificar em um furacão sobre águas oceânicas muito quentes, o que pode colocar as Bermudas em risco.

    Os avisos de tempestade tropical estão em vigor para Porto Rico e as Ilhas de Sotavento — um grupo de ilhas no nordeste do Caribe que inclui as Ilhas Virgens dos EUA e do Reino Unido. Esses avisos indicam que as condições de tempestade tropical estão se aproximando. As tempestades tropicais têm ventos sustentados de até 118 km/h, com rajadas mais fortes, e são capazes de danificar algumas estruturas e derrubar árvores e linhas de energia. Avisos e alertas adicionais podem ser emitidos nos próximos dias.

    A chuva intensa parece ser a ameaça mais significativa em partes do Caribe e norte ao longo desta semana. A chuva começará a atingir algumas áreas ainda na noite de segunda-feira. Os totais de precipitação de 10 a 15 cm serão generalizados, com até 25 cm possível em algumas partes de Porto Rico.

    “A chuva intensa pode resultar em inundações repentinas e deslizamentos de terra localmente significativos,” alertou o Centro Nacional de Furacões na segunda-feira.

    Algumas das chuvas mais intensas podem ocorrer de segunda-feira à noite até quarta-feira nas Ilhas de Sotavento e, mais tarde, de terça-feira a quinta-feira em Porto Rico.

    Os ventos com força de tempestade tropical também atingirão as áreas dentro do caminho do sistema a partir de terça-feira. Esses ventos criarão mares perigosos e uma maré de tempestade de até 90 cm para muitas ilhas da região.

    A combinação de chuva e vento pode causar problemas para a infraestrutura elétrica vulnerável de Porto Rico.

    Espera-se que uma curva gradual para o norte comece na quarta-feira, eventualmente afastando Ernesto do Caribe e para o Atlântico aberto. Uma vez sobre águas abertas, Ernesto se fortalecerá e se tornará um furacão.

    A força que Ernesto alcançará dependerá fortemente das águas oceânicas muito quentes e da intensidade dos ventos de nível superior que perturbam tempestades na região. É possível que Ernesto se torne um furacão maior — com força de Categoria 3 ou superior — no final desta semana.

    Mas a trajetória de Ernesto pode mudar dependendo de vários fatores, incluindo quando a tempestade for puxada para o norte. Uma curva mais tarde significaria que a tempestade afetaria áreas mais a oeste, como Hispaniola, em São Domingos, ou o sul das Bahamas.

    Ernesto pode se tornar um furacão poderoso até o final de semana, à medida que se aproxima das Bermudas. Ainda é cedo para saber exatamente quão perto Ernesto chegará das Bermudas e quanto de chuva e vento ele trará.

    Ernesto terá impactos amplos ainda esta semana e no final de semana, apesar da trajetória final incerta no Atlântico aberto.

    A tempestade irá agitar o mar a centenas de milhas de distância e poderá criar correntes de retorno perigosas para a Costa Leste dos EUA, as Bahamas e partes do Caribe até o início da próxima semana.

    Tópicos