Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestade Julia mata 25 na América Central enquanto se aproxima do México

    A maioria das vítimas são de El Salvador e Honduras

    Da Reuters

    O número de mortos pela tempestade Julia subiu para pelo menos 25 na segunda-feira (10), disseram autoridades. A maioria das vítimas são de El Salvador e Honduras, enquanto a tempestade enfraquecida despejava fortes chuvas em uma faixa da América Central e sul do México.

    As autoridades salvadorenhas relataram a morte de 10 pessoas, incluindo cinco soldados, e pelo menos 830 pessoas tiveram de deixar suas casas. Imagens do governo salvadorenho mostram equipes de resgate acessando áreas inundadas até o pescoço para tirar os moradores do local.

    As autoridades de El Salvador e da Guatemala também cancelaram as aulas na segunda.

    Na Guatemala, o diretor geral do Instituto de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia, Wilson Garcia, disse que a saturação das águas subterrâneas pode durar até 72 horas a mais. Julia desembarcou no domingo (9) na costa caribenha da Nicarágua antes de cruzar o Oceano Pacífico.

    Na segunda, a tempestade estava se movendo para noroeste a 24 km/h ao longo da costa de El Salvador em direção à Guatemala, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

    O NHC com sede em Miami estimou os ventos máximos sustentados de Julia em cerca de 56 km/h. É visto enfraquecendo à noite. Mas chuvas fortes ainda podem causar inundações e deslizamentos de terra com risco de vida à medida que se dissipam, disse o NHC, com 127 a 254 milímetros de chuva esperadas em El Salvador e no sul da Guatemala.

    Tópicos