Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Taiwan mostra poderio militar com mísseis durante visita de repórteres

    Ação incluiu armamento fabricado pelos EUA; ilha é vista pela China como parte do seu próprio território

    Fabian HamacherAnn Wangda Reuters

    Taiwan mostrou parte de seu poderio militar nesta terça-feira (20), lançando uma bateria de mísseis terra-ar na frente de repórteres durante uma visita a uma área de testes, em uma parte remota do sudeste da ilha.

    Governada de forma democrática, Taiwan é vista pela China como parte do seu próprio território e vem denunciando o aumento da atividade militar chinesa na região.

    Enquanto Pequim faz alegações de soberania nacional, Taipé reforça suas capacidades de defesa.

    Os mísseis são uma parte crucial da estratégia defensiva de Taiwan, tanto as unidades fabricadas pelos EUA quanto as produzidas internamente.

    Na base em Jiupeng, no condado de Pingtung, o teste militar envolveu o uso dos mísseis norte-americanos Patriot e dos taiwaneses Sky Bow III, no início da manhã, enquanto o navio de guerra na costa disparava os mísseis padrão RIM-66.

    “Todos os mísseis disparados hoje atingiram seu alvo sem problemas e provaram duas coisas — a primeira é que o treinamento dos nossos soldados é muito sólido e a outra é que o nosso sistema de armas foi testado durante o processo de disparar os mísseis”, disse o porta-voz do ministério da Defesa, Sun Li-fang.

    “No geral, alcançamos nossos objetivos”, acrescentou, em rara visita à base.

    Tópicos