Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Suodiu: conheça o prato da China que tem pedras como o principal ingrediente

    Iguaria é conhecida, literalmente, como a comida mais dura do mundo e se tornou viral na internet

    Iguaria é conhecida como a mais dura do mundo
    Iguaria é conhecida como a mais dura do mundo De Wei Bo Yi Fang/Xiaohongshu

    Chris Lauda CNN

    em Hong Kong

     

    Apelidado de “o prato mais duro do mundo” – literalmente – um refogado tradicional com pedras como ingrediente principal despertou a curiosidade culinária nas mídias sociais chinesas.

    Os clientes devem chupar as pequenas pedras para saborear o sabor rico e picante do prato, que se originou na província de Hubei, no leste da China.

    Eles são instruídos a sugar os sabores e depois cuspir as pedras – daí o nome do prato suodiu , que significa “sugar e descartar”.

    Vídeos de usuários da Internet experimentando suodiu surgiram em todas as plataformas de mídia social chinesas na semana passada.

    Eles também mostram como os vendedores ambulantes preparam o prato incomum. Os vendedores despejam óleo de pimenta em seixos chiando em uma grelha estilo teppanyaki, polvilhe o molho de alho por toda parte e frite tudo com uma mistura de dentes de alho e pimentões em cubos.

    Enquanto preparam os ingredientes, esses chefs de calçada às vezes narram cada movimento seu com rimas, de acordo com vídeos no Xiaohongshu, equivalente chinês ao Instagram.

    “Uma porção de tempero dá vida à paixão”, disse o chef em um vídeo, acrescentando que o prato é tão popular quanto o álcool.

    Os clientes recebem as pedras aromatizadas em caixas do tamanho da palma da mão. Cada porção custa cerca de 16 yuans (US$ 2,30), de acordo com o vídeo.

    “Tenho que devolver as pedrinhas para você depois de terminar?” um cliente perguntou no mesmo clipe.

    “Traga-os para casa como lembrança”, brincou o chef.

    Acredita-se que Suodiu data de centenas de anos. Foi transmitido por gerações por barqueiros através de sua história oral, de acordo com uma reportagem da mídia local.

    Antigamente, os barqueiros podiam ficar presos no meio de um rio e ficar sem comida enquanto entregavam mercadorias.

    Para “encontrar felicidade na amargura”, dizia o relatório, eles encontravam pedras para cozinhar com outros condimentos para fazer um prato.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original