Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sunak assume derrota após primeiros resultados das eleições no Reino Unido

    Conservadores estavam no comando do país há 14 anos

    Da CNN

    O primeiro-ministro Rishi Sunak admitiu a derrota nas eleições gerais do Reino Unido, da quinta-feira (4). O britânico disse “Sinto muito, o Partido Trabalhista venceu estas eleições gerais”.

    Sunak, acrescentou que ligou para Keir Starmer para parabenizá-lo e concedeu a eleição.

    “Hoje o poder mudará de mãos de maneira ordenada e pacífica”, disse ele.

    Eleição histórica

    O Partido Trabalhista conseguiu uma vitória expressiva nas eleições do Reino Unido, nesta sexta-feira (5), segundo os primeiros dados oficiais.

    Os Trabalhistas garantiram a maioria parlamentar, com 326 assentos e poderão indicar o próximo primeiro-ministro — que muito provavelmente será o líder Keir Starmer.

    A apuração completa da votação ainda está em andamento.

    O líder Trabalhista, Keir Starmer, por sua vez, disse que o país está “pronto para a mudança” depois de conquistar o seu assento no Parlamento do Reino Unido, pelo norte de Londres.

    “Eu prometo o seguinte: quer você tenha votado em mim ou não, servirei todas as pessoas neste distrito eleitoral”, disse Starmer.

    Com o resultado das eleições, o país entra em uma nova era política com a derrota dos Conservadores, que estão há 14 anos no poder.

    A vitória do Partido Trabalhista também marca um movimento para a esquerda dentro do Reino Unido, na contramão da onda conservadora que tem levado legendas de ultradireita a excelentes resultados em países como Itália, França e Alemanha, além do Parlamento Europeu.

    Tópicos