Submarino Titan: passageiros ouviriam sinais acústicos da equipe de busca, diz oceanógrafo
Sons emitidos no oceano pelas equipes de buscas ecoam sem resultados
Sons utilizados pelo equipamento de sonar na busca pelo submarino desaparecido no Atlântico ecoam sem resultados. O caso relembra a procura pelo MH370, o voo da Malaysia Airlines que desapareceu do radar em 2014, disse um importante oceanógrafo à CNN.
“Quando ouvi pela primeira vez sobre as batidas, eu disse: ‘Ah, não, lá vamos nós de novo.’ Na (busca pelo) Malaysia Airlines, ouvimos batidas com bastante frequência, e sempre acabava sendo algo diferente”, disse à CNN David Gallo, consultor sênior para iniciativas estratégicas da RMS Titanic Inc.
No entanto, as autoridades “provavelmente começarão a mover navios e ferramentas nessa direção, sejam identificados ou não, porque o tempo é curto”, acrescentou Gallo.
A empresa de Gallo possui direitos exclusivos de salvamento no local do naufrágio do Titanic. Ele disse que bater na embarcação para transmitir ruído é “algo que PH Nargeolet certamente faria”. Paul-Henri Nargeolet, um renomado explorador, é um dos passageiros retidos no submersível.
“Uma das pensamentos que tenho é: os (pesquisadores) fizeram algum sinal de volta, acusticamente, para sinalizar ao submarino que ouvimos o sinal deles?”, disse Galo.
“O som é transmitido com muita facilidade pelo oceano… você o ouviria no submarino com certeza.”