Submarino desaparecido: buscas são reforçadas com sistema de detecção de objetos
Um dos navios é equipado com múltiplos sensores físicos, com capacidades de sonar de varredura lateral
Três embarcações chegaram na manhã desta quarta-feira (21) para se juntar ao esforço de busca do submersível Titan desaparecido, de acordo com o Primeiro Distrito da Guarda Costeira (USCG, em inglês) dos Estados Unidos. As informações foram divulgadas no Twitter.
Um dos navios – o John Cabot – tem “capacidades de sonar de varredura lateral” e se junta ao Skandi Vinland e ao Atlantic Merlin na busca, disse o USCG.
O sonar de varredura lateral é um sistema usado para “detectar e obter imagens de objetos no fundo do mar”, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês).
“Os múltiplos sensores físicos do sonar – chamados de matriz de transdutores – enviam e recebem os pulsos acústicos que ajudam a mapear o fundo do mar ou detectar outros objetos”, disse a NOAA.
“Conforme o navio se move ao longo de seu caminho, o conjunto de transdutores envia sinais em ambos os lados, varrendo o fundo do mar como o feixe em forma de leque de uma lanterna. Varreduras laterais procuram em velocidades constantes e em linhas retas, permitindo que o navio mapeie o fundo do oceano enquanto viaja.”
No entanto, o sonar de varredura lateral não pode medir a profundidade, por isso é frequentemente usado em coordenação com outras ferramentas para criar uma pesquisa mais extensa do fundo do oceano, disse a NOAA.
https://twitter.com/USCGNortheast/status/1671330677088833537