Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SpaceX Starship: explosão de foguete não é o fracasso que parece, dizem especialistas

    Elon Musk chamou de “um emocionante lançamento de teste”, mas nem tudo correu conforme o planejado

    Ashley Stricklandda CNN

    SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, lançou, nesta quinta-feira (20), o Starship, o foguete mais poderoso já construído, em um voo teste do solo. A nave explodiu pouco depois de deixar a base.

    Os lançamentos de foguetes são como abrir uma caixa de chocolates, só que mais arriscados — você nunca sabe o que vai encontrar. E sempre há uma chance de que as coisas possam explodir.

    Como seres-humanos, não podemos deixar de ser atraídos por espetáculos. Quando um foguete está programado para saltar da plataforma de lançamento, há uma boa chance de ver uma decolagem impressionante ou uma falha espetacular.

    A preparação para o lançamento desta semana do Starship da SpaceX, o foguete mais poderoso já construído, foi uma montanha-russa dramática.

    Anos de testes explosivos, aumento do hype e uma infinidade de obstáculos culminaram no que o CEO da SpaceX, Elon Musk, chamou de “um emocionante lançamento de teste” na manhã de quinta-feira — mas nem tudo correu conforme o planejado.

    Desafiando a gravidade

    Inicialmente, o histórico primeiro voo de teste da Starship parecia estar indo bem. O foguete decolou da plataforma de lançamento no sul do Texas e rugiu 24,2 milhas (39 quilômetros) sobre o Golfo do México.

    Quando chegou a hora dos propulsores de foguetes se separarem da espaçonave, toda a pilha perdeu alguns de seus motores e começou a tombar antes que o sistema de terminação de voo acionasse uma explosão no ar.

    Musk e a SpaceX consideram o teste bem-sucedido porque completou uma série de objetivos para um veículo que poderia levar astronautas à Lua ou a Marte um dia.

    Mas a empresa terá que enfrentar desafios para alcançar marcos significativos antes que a visão de Musk se torne realidade.