Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Soldados ucranianos dizem que drones russos representam “ameaça enorme”

    Em menor número, Exército da Ucrânia tem dificuldade em manter linhas de defesa

    Da Reuters

    Militares da artilharia ucraniana na linha de frente de Kharkiv enfrentam uma ameaça maior do que nunca dos drones kamikaze russos, disseram agentes que estão na linha de frente da Ucrânia nesta quinta-feira (16).

    Um jovem comandante, de 21 anos, de uma bateria de artilharia, conhecido como “Artist” (ou “Artista”, em português), chamou os drones russos modelo Lancet de “uma ameaça enorme”, acrescentando que pode haver de um a cinco drones no ar ao mesmo tempo.

    Essa avaliação de Artist faz referência apenas à área onde ele está, pois essa quantidade de drones no ar pode ser muito maior em outras partes do campo de batalha.

    O Exército russo fez incursões de vários quilômetros ao norte da região de Kharkiv desde sexta-feira (10), forçando as tropas ucranianas, que estão em menor número, a tentar manter a linha de defesa.

    Além de devastar assentamentos da linha de frente e desferir um golpe na moral da Ucrânia, a investida russa em Kharkiv é um problema para os estrategistas ucranianos, pois suas tropas já estão espalhadas por uma linha de mais de 1.000 quilômetros.

    “Artist” disse que não estava claro se os russos queriam pressionar a cidade de Kharkiv ou desviar a atenção de uma operação na região de Donetsk, ao leste do país.

    Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (16), o Estado-Maior ucraniano alertou que a Rússia estava fazendo os ataques mais intensos perto das cidades de Pokrovsk e Kramatorsk, na região oriental de Donetsk, onde a ofensiva russa tem sido implacável há meses.

    Tópicos