Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Soldados iraquianos são mortos em suposto ataque do Estado Islâmico

    Outros cinco militares ficaram feridos; ministério da Defesa confirmou ataque

    Bandeira do Iraque
    Bandeira do Iraque 20/07/2023TT News Agency/Caisa Rasmussen via REUTERS

    Timour AzhariMoayed Kenanyda Reuters

    Um comandante e quatro soldados iraquianos foram mortos nesta segunda-feira (13) em um suposto ataque do Estado Islâmico a um posto militar no leste do Iraque, disseram duas fontes de forças de segurança.

    Outros cinco militares ficaram feridos. O ataque ocorreu entre as províncias de Diyala e Salahuddin, uma área rural que é local de atividade de grupos armados.

    Essas células terroristas continuam ativas anos depois de o Iraque ter declarado vitória sobre os grupos jihadistas, em 2017.

    O Ministério da Defesa do Iraque emitiu um comunicado lamentando a morte do coronel Khaled Nagi Wassak “juntamente com vários combatentes heroicos do regimento como resultado da sua resposta a um ataque terrorista”.

    As forças de segurança repeliram o ataque, mas houve muitas vítimas durante a ação, acrescentou o comunicado.

    O Iraque tem registrado relativa estabilidade de segurança nos últimos anos, após o caos da invasão liderada pelos EUA em 2003 e dos anos de conflito sangrento que se seguiu.

    Bagdá busca agora derrubar a coalizão internacional liderada pelos EUA que ajudou a derrotar o Estado Islâmico e permanece no país como conselheiro, dizendo que as forças de segurança locais podem lidar sozinhas com a ameaça.