Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Situação em Borodianka é “muito mais assustadora” do que em Bucha, diz Zelensky

    Presidente ucraniano disse que atrocidades semelhantes também foram vistas na cidade de Mariupol

    Mariya KnightHira Humayunda CNN

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, em um discurso nesta quinta-feira (7), que o trabalho está em andamento para limpar os escombros na cidade de Borodianka e que a situação lá é “muito mais assustadora” do que a de Bucha.

    “Até agora, o Estado russo e os militares russos são a maior ameaça do planeta à liberdade, à segurança humana, ao conceito de direitos humanos como tal. Depois de Bucha, isso já é óbvio”, disse ele, acrescentando que o trabalho de remoção de escombros em Borodianka já começou.

    “É muito mais assustador lá. Mais vítimas de invasores russos”, disse Zelensky.

    O presidente ucraniano disse que atrocidades semelhantes também foram vistas em Mariupol.

    “O que acontecerá quando o mundo souber toda a verdade sobre o que os militares russos fizeram em Mariupol? Ali, em quase todas as ruas, está o que o mundo viu em Bucha e em outras cidades da região de Kiev após a retirada das tropas russas. A mesma crueldade. Os mesmos crimes terríveis”, disse ele.

    Zelensky sugeriu que as atrocidades cometidas pelas forças russas seriam usadas como propaganda. A CNN não pode verificar essas alegações.

    “Mais e mais informações estão chegando de que os propagandistas russos estão preparando, por assim dizer, uma ‘resposta espelhada’ ao choque de todas as pessoas pelo que viram em Bucha. Eles vão mostrar as vítimas em Mariupol como se não tivessem sido mortas pelos militares russos, mas pelos defensores ucranianos da cidade”, disse Zelensky, “para fazer isso, os ocupantes coletam cadáveres nas ruas, os retiram. E pode ser usado em outros lugares, de acordo com os cenários de propaganda”.

    Zelensky disse que todos os assassinatos na Ucrânia serão investigados e todos os saqueadores, estupradores e assassinos serão encontrados e que depois do que o mundo viu acontecer em Bucha, está claro que a Rússia “não obedece” aos direitos humanos”.

    Ele chamou a decisão da Assembleia Geral da ONU – de suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos – de “justa e lógica” e agradeceu ao país que apoiou a decisão da AGNU.

    “Talvez a Rússia mude sua atitude em relação aos direitos humanos, mas neste momento isso não está acontecendo”, disse Zelensky.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original