Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sete pessoas morrem e outras 100 são sequestradas em ataque na Nigéria

    Moradores relatam perdas e que estradas foram bloqueadas antes de invasão de gangue

    Reuters

    Pelo menos sete pessoas foram mortas e outras 100 sequestradas na noite de sábado (22), quando homens armados atacaram uma comunidade rural no estado de Katsina, no noroeste da Nigéria, disseram residentes e a polícia no domingo (23), no mais recente ataque no norte do país.

    Gangues armadas têm frequentemente invadido comunidades nigerianas, sequestrando residentes, estudantes e motoristas em busca de resgate.

    Moradores disseram que homens armados em motocicletas chegaram à vila de Maidabino, na área de Danmusa, em Katsina, e começaram a atirar esporadicamente, forçando os moradores a fugir.

    Hassan Aliyu disse à Reuters por telefone que o ataque pegou os moradores de surpresa e dezenas de mulheres e crianças foram confirmadas como desaparecidas.

    “Eles mataram sete pessoas, incluindo a queima de duas crianças”, disse Aliyu. “Eles passaram mais de seis horas destruindo nossas propriedades.”

    Outro residente, Auwalu Ismail disse que os homens armados primeiro bloquearam todas as estradas que levavam a Maidabino antes do ataque.

    “Eles incendiaram as nossas lojas, veículos e levaram o nosso gado. Também raptaram a minha mulher e mais de 100 mulheres e crianças”, disse ele.

    O porta-voz da polícia estadual de Katsina, Abubakar Aliyu Sadiq, confirmou o ataque e as sete mortes, mas não disse se alguém estava desaparecido. Ele disse que a polícia estava investigando.

    “Os homens restantes que não fugiram vivem com medo e aguardam notícias sobre os seus entes queridos raptados”, disse Muhammad Sani, cuja irmã foi raptada.

    Tópicos