Sete navios de grãos deixam portos ucranianos após revitalização do corredor do Mar Negro
Em julho, a Rússia prometeu desbloquear portos no Mar Negro para permitir a passagem segura das commodities
Sete navios que transportam grãos deixaram os portos ucranianos nesta quinta-feira (3) após o renascimento do corredor de grãos do Mar Negro, de acordo com Oleksandr Kubrakov, ministro da Infraestrutura da Ucrânia.
Kubrakov tuítou: “Sete navios transportaram grãos dos portos da Ucrânia pela manhã. Não importa o que aconteça, Ucrânia continua a apoiar o mundo na superação da crise alimentar”.
Os embarques de grãos da Ucrânia estavam em risco depois que a Rússia suspendeu sua participação na iniciativa no fim de semana. Ele retomou seu papel na quarta-feira.
O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia disse que os navios estão carregados com 290.000 toneladas de produtos agrícolas ucranianos e deixaram os portos de Odessa, Chornomorsk e Yuzhny.
Ele disse que um navio estava indo para Omã e outro para a China.
Em julho, após meses de negociações, ministros da Ucrânia e da Rússia assinaram o acordo de grãos intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia. A Rússia prometeu desbloquear portos no Mar Negro para permitir a passagem segura de grãos e oleaginosas — algumas das exportações mais importantes da Ucrânia.
Segundo o Ministério da Infraestrutura da Ucrânia na quinta-feira, o país exportou mais de 10 milhões de toneladas de grãos em 430 navios desde 1º de agosto.