Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Senado dos EUA está “confiante” de que explosão em hospital em Gaza não foi causada por Israel

    Comitê de Inteligência da instituição afirma que a origem foi um lançamento de "foguete de terroristas"

    Manu RajuMorgan Rimmerda CNN

    Os principais democratas e republicanos do seleto Comitê de Inteligência do Senado dos Estados Unidos disseram estar “confiantes” de que a explosão da terça-feira (17) em um hospital no norte da Faixa de Gaza não foi causada por um ataque aéreo de Israel, mas pelo lançamento falho de um foguete de “terroristas”.

    “O Comité de Inteligência do Senado [dos EUA] recebeu e analisou informações relacionadas com o ataque ao hospital al-Ahli, em Gaza. Com base nesta informação, estamos confiantes de que a explosão foi resultado de um lançamento fracassado de foguete por terroristas, e não resultado de um ataque aéreo israelense”, diz declaração emitida nesta quarta-feira pelo presidente da comissão, Mark Warner, e o vice-presidente, Marco Rubio.

    Aproximadamente 500 pessoas morreram na explosão no Hospital Batista Al-Ahli, em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.

    Autoridades palestinas culpam Israel, que nega e afirma que o atentado foi causado por um foguete da Jihad Islâmica, que, por sua vez, também diz não ter envolvimento.

    A CNN não conseguiu verificar de forma independente a causa da explosão no hospital.

    O governo dos EUA acredita atualmente que Israel “não é responsável” pela explosão num hospital, de acordo com o Conselho de Segurança Nacional, após os comentários do presidente Joe Biden de que um grupo militante palestino estava por trás do ataque.

    Veja também – Olaf Scholz deixa avião após alerta de ataque aéreo

    Tópicos