Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Seja inteligente e saia da cidade se puder”, diz prefeito ucraniano de Boryspil

    Cidade fica à leste de Kiev e tem aeroporto internacional

    Andrew CareyYulia Kesaievada CNN

    Enquanto as forças ucranianas comemoram o que dizem ser a recaptura de uma cidade a oeste de Kiev, o prefeito de uma cidade a leste da capital está pedindo aos moradores que saiam.

    Volodymyr Borysenko disse em um vídeo que havia combates na região de Kiev, onde Boryspil está localizada.

    “Não há necessidade de estar na cidade agora, pois já há combates acontecendo na área ao redor. Convido a população civil a ser inteligente, entrar em contato com nosso call center e sair da cidade assim que surgir uma oportunidade,” afirmou.

    Borysenko disse que as autoridades ajudarão na evacuação daqueles que não têm seus próprios veículos, acrescentando que há transferências quase diárias para o oeste da Ucrânia, onde os ataques russos têm sido muito menores.

    “Como a prática mostra, nas cidades onde o combate está ocorrendo, quanto menos civis na cidade, mais fácil é para as forças armadas (da Ucrânia) operarem”, disse o prefeito.

    Conforme as Nações Unidas, pelo menos 10 milhões de pessoas fugiram de suas casas após a invasão da Rússia, que começou há quase quatro semanas.

    Esse número representa quase um quarto da população do país, calculada em 44 milhões pelo Banco Mundial em 2020.

    Dos que deixaram suas casas, a maioria – cerca de 6,5 milhões, segundo dados fornecidos pela Organização Internacional para as Migrações – foram deslocados internamente desde o início do conflito em 24 de fevereiro.

    Tópicos