Secretário-geral da ONU alerta contra transformação do Líbano em “outra Gaza”
Israel e Hezbollah vivem escalada de tensão após ataques nos últimos dias
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse estar preocupado que o Líbano possa ser transformado em “outra Gaza” em meio à escalada de ataques entre Israel e o Hezbollah.
O chefe da ONU disse a Fareed Zakaria, da CNN Internacional, em uma entrevista exclusiva exibida no domingo (22), que a recente detonação de dispositivos de comunicação no Líbano significa que há um “potencial para uma escalada muito mais forte”, o que ele teme que possa ser uma “tragédia devastadora para o mundo”.
Israel e o Hezbollah têm trocado seus ataques mais intensos desde os ataques de 7 de outubro. A região já estava tensa depois que dispositivos sem fio de propriedade de membros do Hezbollah explodiram e Israel matou um comandante de alto escalão em um ataque no sul de Beirute.
Guterres também discutiu a guerra entre Israel e o Hamas e disse que era “óbvio” para ele que nenhum dos lados quer um cessar-fogo.
“O que está na mesa é bastante razoável”, disse ele, referindo-se às propostas de cessar-fogo para acabar com os combates.
“Ambos os lados devem estar em posição de aceitar. E até agora, vemos que sempre que há um novo desenvolvimento, alguma nova complicação surge. E para mim está claro que ambos os lados não estão interessados em um cessar-fogo.”
Durante meses, Israel e o Hamas conduziram negociações de cessar-fogo por meio de mediadores, mas as discussões estagnaram nas últimas semanas devido a vários desentendimentos, incluindo a presença de tropas israelenses ao longo da fronteira Egito-Gaza, conhecida como corredor Filadélfia, após um acordo.