Secretário dos EUA pressionará Israel para definir próximos passos da guerra
Lloyd Austin realiza visita ao país nesta segunda-feira (18) e busca detalhamento sobre estratégias adotadas por Israel em Gaza
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, pressionará as autoridades israelenses a definirem marcos para sua guerra contra o Hamas em Gaza.
Austin chega a Israel nesta segunda-feira (18), marcando a segunda visita de um alto funcionário do governo Biden à região. O objetivo é de comunicar as expectativas dos EUA a Israel, à medida em que aumentam as baixas de civis no conflito.
Durante sua visita, um alto funcionário da defesa diz que Austin “receberá atualizações específicas sobre como o Ministro da Defesa do Gabinete de Guerra, [Yoav] Gallant, e as Forças de Defesa de Israel avaliam seu progresso na fase atual da campanha em Gaza, para desmantelar as forças armadas e infraestrutura do Hamas.”
Austin, acrescenta o funcionário, pressionará as autoridades israelenses a apresentarem “quais métricas estão analisando para fazer a transição à próxima fase de sua campanha”, observando que trabalhará para “aprofundar” os esforços, com vistas a aumentar a ajuda humanitária e trabalhar para mitigar os danos aos civis.
A viagem ocorre dias depois de o conselheiro de segurança nacional do presidente Joe Biden, Jake Sullivan, ter dito aos repórteres, em Tel Aviv, que Israel pretende fazer a transição para uma nova fase da guerra, que se concentra em “formas mais precisas” de atingir a liderança do Hamas.
Austin pressionará, especificamente, os líderes israelenses sobre como passar pelas diferentes fases de sua campanha em Gaza.
“Acho que o sistema de segurança avalia essas condições e o progresso de hora em hora, se não diariamente. E Austin vai querer ouvir uma articulação muito clara da autoavaliação israelense”, afirma o funcionário, acrescentando que os EUA estão lá “para consultar e garantir que haja planejamento em curso”, durante transição para uma fase em que devem cessar as principais operações terrestres.
É a segunda viagem de Austin a Israel desde os ataques de 7 de outubro.
O secretário também fará escalas no Bahrein e no Catar esta semana, continuando os esforços para fortalecer as relações dos EUA na região.
Entre os tópicos de discussão no Bahrein, disseram autoridades, está a contínua agressão no Mar Vermelho por parte dos rebeldes Houthis, apoiados pelo Irã, que realizaram uma série de ataques a navios na área.