Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Se o mundo cansar, vai nos deixar morrer”, diz primeira-dama da Ucrânia

    Olena Zelenska lamenta sinais de que a ajuda do ocidente pode acabar; declaração ocorre depois de senadores republicanos dos EUA bloquearem o envio de US$ 60 bilhões à Ucrânia

    Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska
    Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska Anna Moneymaker/Getty Images

    Da CNN Portugal

    A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, afirmou que a ajuda do ocidente ao país “é uma questão de vida” para os ucranianos, que lutam há quase dois anos contra a invasão russa.

    “Nós precisamos de ajuda. Colocando isto em palavras simples, não podemos cansar desta situação, porque se o fizermos, morremos. E se o mundo se cansar, simplesmente vai nos deixar morrer“, advertiu Zelenska, em entrevista à BBC.

     

    O alerta de Zelenska foi feito um dia após senadores republicanos dos Estados Unidos bloquearem um projeto de lei para o envio de mais de US$ 60 bilhões de apoio à Ucrânia.

    Trata-se de uma queda de braço com a administração do presidente Joe Biden, que tem apelado pela manutenção da ajuda financeira a Kiev.

    Na segunda-feira (4), antes do bloqueio republicano, a Casa Branca alertou que os Estados Unidos estão a ficar “sem dinheiro” para ajudar a Ucrânia na defesa contra a invasão russa.

    “Quero ser clara: sem a ação do Congresso, até o final do ano ficaremos sem recursos para adquirir armas e equipamento para a Ucrânia e para fornecer equipamento dos estoques militares dos EUA. Não existe um pote mágico de financiamento disponível para enfrentar este momento. Estamos sem dinheiro e quase sem tempo”, advertiu Shalanda Young, responsável pelo orçamento da Casa Branca, segundo a agência de notícias Reuters.

    Veja também: Ocidente dá sinais de que pode abandonar Ucrânia

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em português (pt).

    versão original