Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filha do atual presidente das Filipinas se candidata a vice nas próximas eleições

    Ela vai disputar as eleições de 9 de maio de 2022 ao lado de Ferdinand "Bongbong" Marcos Jr., filho de ex-ditador

    O presidente filipino Rodrigo Duterte e sua filha mais velha Sara Duterte em Boao, província de Hainan, no sul da China, em 10 de abril de 2018
    O presidente filipino Rodrigo Duterte e sua filha mais velha Sara Duterte em Boao, província de Hainan, no sul da China, em 10 de abril de 2018 AFP/Getty Images

    Chandler Thorntonda CNN

    Manila

    Sara Duterte-Carpio, a filha mais velha do presidente filipino Rodrigo Duterte, apresentou sua candidatura a vice-presidente no sábado (13), de acordo com um comunicado do partido.

    Duterte-Carpio, 43, que substituiu seu pai como prefeita de Davao City e pertence a um partido político diferente, já havia dado mensagens contraditórias sobre a candidatura, apesar das pesquisas de opinião este ano terem mostrado que ela seria a candidata número um à presidência.

    Ela vai disputar as eleições de 9 de maio de 2022 pelo partido de coalizão Partido Federal e Lakas-CMD, ao lado de Ferdinand “Bongbong” Marcos Jr., a escolha do partido para presidente.

    No início desta semana, Duterte-Carpio retirou sua candidatura à reeleição como prefeita de Davao e renunciou a seu partido baseado em Davao, Hugpong Ng Pagbabago.

    As Filipinas vão às urnas no próximo ano para decidir os cargos de presidente até governadores, prefeitos e autoridades locais. O país elege seu vice-presidente separadamente do presidente.

    Duterte-Carpio enfrentará candidatos à vice-presidência, incluindo o aliado próximo de seu pai, o senador Bong Go, o presidente do Senado Tito Sotto, o senador Kiko Pangilinan, o ex-congressista Walden Bello e o Dr. Willie Ong, de acordo com a CNN Filipinas.

    Rodrigo Duterte deixará a presidência depois de cumprir seis anos no cargo. Ele foi impedido pela Constituição das Filipinas de buscar um segundo mandato.

    Uma gama diversificada de aspirantes está tentando sucedê-lo.

    Entre os candidatos à presidência estão Marcos Jr. – o polêmico filho e homônimo do falecido ditador deposto em 1986; o ex-campeão de boxe e senador Manny Pacquiao; o atual vice-presidente e crítico da Duterte, Leni Robredo; e Isko Moreno, prefeito de Manila e ex-ator.

    Texto traduzido. Leia o original em inglês.