Saiba qual foi a última palavra do papa Bento XVI antes de morrer
Arcebispo alemão fez a revelação para a imprensa do Vaticano ao contar como foram os momentos finais ao lado do papa emérito que ficou conhecido por seu conservadorismo
Antes de morrer, o papa emérito Bento XVI proferiu em suas últimas palavras a expressão de devoção “Senhor, eu te amo”. A fala teria sido dita às 3 horas da manhã do dia do óbito.
A revelação desses momentos finais da vida de Joseph Aloisius Ratzinger, foi revelada por seu secretário particular, o arcebispo alemão Georg Ganswein para a imprensa do Vaticano. Bento XVI morreu no dia 31 de dezembro do ano passado, aos 95 anos.
De acordo com a agência de notícia ANSA, o arcebispo Georg contou que a expressão usada pelo papa emérito foi ouvida por enfermeiros que revezavam em seu quarto. Na mesma manhã, contou Ganswein, eles rezaram durante a manhã, apesar de Bento XVI não conseguir acompanhar em voz alta, por já estar sem fôlego.
Na publicação em que divulgou as últimas palavras do papa emérito, o secretário particular de Bento XVI relatou ainda que ele e outras pessoas que cuidavam do pontífice acompanharam os últimos momentos. O relato externaliza ainda que a respiração foi ficando mais difícil e o óbito veio às 9h34.
A informação da morte de Bento XVI foi passada primeiramente para o papa Francisco, que teria ido ao local, feito uma bênção e deixado o recinto.
Bento XVI chegou à vir ao Brasil
O papa emérito teve uma passagem pelo Brasil em 2007 quando participou da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho. O evento religioso foi realizado no Santuário de Aparecida no Vale do Paraíba, em São Paulo, entre os dias 13 e 31 de maio daquele ano. Bento XVI esteve em território brasileiro entre 9 e 13 de maio.
Em 2013, Bento XVI se tornou o primeiro pontífice em 600 anos a renunciar ao papado. Ele assumiu o posto em 2005 após a morte de João Paulo II.Relembre abaixo alguns dos momentos marcantes do papa emérito.