Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba como é a regulamentação de armas na Finlândia

    País endureceu regras após ataques em escolas em 2007 e 2008, quando estudantes mataram outros alunos a tiros

    Da Reuters

    Nos últimos dez anos, a Finlândia fez várias alterações na legislação sobre as armas de fogo com o objetivo de melhorar a segurança e endurecer o processo de licenciamento de armamentos. Ataques a tiros não são comuns no país, recentemente eleito o mais feliz do mundo pela sétima vez.

    Apesar disso, um menino de 12 anos morreu após ser baleado por outro garoto de 12 anos. O estudante deixou outros dois alunos em estado grave, antes de ser preso.

    Conheça o histórico de violência armada da Finlândia:

    Caso mais antigo

    O tiroteio na escola Raumanmeri em 1989 foi o primeiro tiroteio na história do país. Um estudante de 14 anos atirou e matou dois colegas na cidade de Rauma. Como tinha menos de 15 anos, o adolescente nunca enfrentou nenhuma acusação criminal.

    Tiroteio Jokela

    Em 2007, o estudante Pekka-Eric Auvinen atirou e matou seis alunos, a enfermeira da escola, o diretor e depois atirou em si mesmo usando uma arma na Escola Secundária Jokela, perto da capital Helsinque.

    Tiroteio Kauhajoki

    Um ano depois, em 2008, Matti Saari, também estudante, abriu fogo em uma escola vocacional em Kauhajoki, no noroeste da Finlândia. Ele matou nove estudantes e um funcionário antes de atirar em si mesmo.

    Endurecimento das regras

    Depois dos últimos dois casos, a Finlândia reforçou a legislação de armas em 2010 e introduziu um teste de aptidão para todos os requerentes de licença de armas de fogo.

    A idade mínima para os candidatos também foi aumentada de 18 para 20 anos.

    Uma licença é sempre necessária para a posse de uma arma de fogo e todas as armas são registradas. Os armamentos só podem ser transportados enquanto estiverem sendo usados para um propósito específico.

    A arma deve ser descarregada e armazenada em uma caixa ou bolsa durante o transporte. O proprietário é responsável por garantir que as armas e munições não acabem em mãos não autorizadas.

    Existem mais de 1,5 milhão de armas de fogo licenciadas e cerca de 430 mil titulares de licenças no país de 5,6 milhões de pessoas, onde a caça e tiro ao alvo são populares.

    As licenças para a aquisição e posse de armas de fogo comuns são concedidas por departamentos de polícia locais, enquanto o Conselho Nacional de Polícia concede licenças para a aquisição de armas de fogo especialmente perigosas.

    Tópicos