Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Russos sofrem perdas em nova ofensiva contra Sloviansk, dizem militares ucranianos

    País diz que forças russas tentaram invadir dois distritos, que, se perdidos pelos ucranianos, colocariam a cidade de Severodonetsk em risco de cerco

    Tim Listerda CNN

    Os militares ucranianos relataram mais um dia de intensos combates na região de Donetsk, especialmente nas proximidades do norte da cidade-chave de Sloviansk.

    O Estado-Maior das Forças Armadas não reconheceu a perda de nenhum território, mas disse que as tropas russas retomaram sua ofensiva perto de Sviatohirsk, cerca de 20 quilômetros ao norte de Sloviansk, e sofreram perdas. Ele disse que houve mais ataques aéreos contra Sloviansk. A cidade está localizada a mais de 480 km a leste da capital Kyiv.

    Mais a leste, o Estado-Maior disse que as forças russas tentaram invadir dois distritos (Bilohorivka e Mykolaivka), que, se perdidos pelos ucranianos, colocariam a cidade de Severodonetsk em risco de cerco.

    “O inimigo sofreu perdas significativas em mão de obra e equipamentos”, disseram os militares.

    As autoridades locais relataram que a cidade de Bakhmut – um eixo central na defesa da Ucrânia de Donetsk e Luhansk – foi bombardeada novamente. Uma fábrica de máquinas agrícolas foi incendiada, disseram eles.

    Os combates no sul continuam, com o território mudando de mãos desde que uma contra-ofensiva ucraniana começou há uma semana.

    O Estado-Maior disse que os russos estavam realizando uma ofensiva na área de Bila Krynytsia, no norte da região de Kherson, distrito recentemente retomado pelas forças ucranianas. O chefe da administração militar regional, Oleksandr Vilkul, disse que as unidades russas “recuaram para posições anteriormente ocupadas”.

    Um silo de armazenamento de grãos foi destruído na cidade de Mykolaiv, segundo imagens da área geolocalizada pela CNN. O Comando Operacional Sul das forças ucranianas disse que “da direção do Mar Negro e do território da Rússia, a costa do Mar Negro da região de Mykolaiv, portos e celeiros foram atacados por mísseis de cruzeiro aéreos”.

    Tópicos