Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia teve sucesso parcial em Donetsk, mas Kharkiv está sob controle, diz Ucrânia

    Estado-Maior ucraniano afirmou que batalhas continuam em andamento em algumas aldeias

    Soldados ucranianos em suas posições perto de Bakhmut, região de Donetsk
    Soldados ucranianos em suas posições perto de Bakhmut, região de Donetsk Roman Chop/AP

    Da Reuters

    Os militares ucranianos disseram nesta sexta-feira (24) que as forças russas tiveram sucesso parcial perto das cidades de Pokrovsk e Kurakhove, na região de Donetsk, mas que a situação na região de Kharkiv está sob controle.

    Ihor Prokhorenko, integrante do Estado-Maior, afirmou que as forças de Defesa da Ucrânia detiveram as tropas da Rússia na região de Kharkiv e planejavam lançar ações ofensivas para recuperar o controle das áreas perdidas em ataques recentes.

    O Estado-Maior da Ucrânia destacou que 10 batalhas ocorreram na direção de Kupiansk nesta sexta-feira, com uma ofensiva repelida com sucesso e outras em andamento perto das aldeias de Petropavlivka, Ivanivka, Stelmakhivka, Nevske e Druzhelyubivka.

    Legitimidade de Zelensky acabou, diz Putin

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não tem legitimidade após seu mandato de cinco anos ter terminado.

    Além disso, pontuou que isso levantaria um obstáculo legal se a Rússia e a Ucrânia retomassem as negociações de paz.

    Com a Ucrânia ainda sob lei marcial, Zelensky não enfrentou eleições, apesar do término de seu mandato de cinco anos nesta semana, algo que ele e os aliados da Ucrânia consideram ser a decisão certa a tomar em um momento de guerra.

    Por outro lado, Putin está pronto para paralisar a guerra na Ucrânia com um cessar-fogo negociado que reconhece as linhas de batalha atuais, informou a Reuters nesta sexta-feira (24), citando quatro fontes russas.

    Ainda assim, estaria pronto para lutar se Kiev e o Ocidente não responderem.