Rússia propõe novo cessar-fogo em 5 cidades ucranianas; Ucrânia ainda não concorda
Segundo a imprensa russa, proposta indicaria que a Rússia está pronta para abrir corredores humanitários em Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol
A Rússia propôs um novo cessar-fogo a partir das 10h, no horário de Moscou – às 4h no horário de Brasília nesta terça-feira (8).
A proposta seria uma indicação do país vizinho de que está pronto para abrir corredores humanitários em Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol, diz a mídia russa citando a Sede de Coordenação Russa para Resposta Humanitária na Ucrânia.
A Ucrânia ainda não concordou formalmente com a proposta de cessar-fogo.
“A Rússia declara um cessar-fogo a partir das 10h (no horário de Moscou) de 8 de março e está pronta para fornecer corredores humanitários: de Kiev e assentamentos adjacentes à Federação Russa, passando pelo território da República da Bielorrússia até Gomel”, cita a mídia russa.
O comunicado russo acrescentou que os corredores humanitários para retirada de civis “também serão abertos a partir de Chernihiv através do território de Belarus, da cidade de Sumy, ao longo de duas rotas para Poltava e para o território da Rússia, de Kharkiv para o território da Rússia ou para Lviv, Uzhgorod, Ivano-Frankivsk.
“Além disso, um corredor humanitário será aberto a partir de Mariupol ao longo das duas rotas para o território da Rússia e Zaporizhzhya”, acrescenta o comunicado.
A Rússia disse que está se oferecendo para concordar com o plano para os corredores de retirada de civis com a Ucrânia às 3h, no horário de Moscou, nesta terça, antes do cessar-fogo que começa às 10h, no horário local.