Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia precisará de décadas para recuperar nível de democracia, diz Ucrânia na ONU

    Sergiy Kyslytsya disse que "não há espaço onde as tropas russas são bem-vindas"

    Tiago Tortellada CNN

    Em novo pronunciamento na ONU, o embaixador ucraniano, Sergiy Kyslytsya, destacou os danos à vida de seus cidadãos, mas também à sociedade russa, que “precisará de gerações para se recuperar”.

    “O regime de Putin causou danos graves à sociedade russa, que precisará de décadas para recuperar o nível de democracia alcançado na década de 1990”, pontuou.

    Kyslytsya disse que “não há espaço onde as tropas russas são bem-vindas” , que Kherson continua sob controle ucraniano e que a Rússia “continua sua propaganda de desinformação e propaganda política”.

    De acordo com o embaixador, Mariupol é “o exemplo mais claro do que está acontecendo”, com baixar civis que chegariam perto de 2.200 na região.

    Citando o pronunciamento da representante do secretário-geral anteriormente, Kyslytsya analisou o conflito: “Duas coisas ficam claras: A situação continua se deteriorando. E a segunda é que qualquer que seja o desfecho, essa guerra não terá vencedores, apenas perdedores”.

    “A guerra está na Ucrânia, mas os impactos no mundo inteiro, principalmente países em desenvolvimento”, complementou, adicionando que os países em desenvolvimento serão os mais afetados.

    ERRATA: devido a um erro na tradução simultânea, foi dito que a Ucrânia precisaria de gerações para se recuperar. O embaixador ucraniano, na verdade, se referia à sociedade russa. O texto foi corrigido.