Rússia ocupa 20% do território da Ucrânia, diz Zelensky
Presidente ucraniano afirmou que as linhas de frente da batalha se estendem por mais de 1.000 quilômetros
A Rússia ocupa atualmente cerca de 20% do território da Ucrânia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao parlamento de Luxemburgo em um discurso em vídeo nesta quinta-feira (2).
“Temos que nos defender contra quase todo o exército russo. Todas as formações militares russas prontas para o combate estão envolvidas nesta agressão”, disse ele.
Zelensky acrescentou que as linhas de frente da batalha se estendem por mais de 1.000 quilômetros.
Ucrânia contra-ataca em Severodonetsk
O Exército da Ucrânia realizou uma série de contra-ataques na cidade oriental de Severodonetsk, mas as forças russas ainda controlam “a maior parte” da cidade, disse um oficial militar ucraniano regional.
Severodonetsk é um dos últimos redutos remanescentes mantidos pela Ucrânia na região leste de Luhansk.
O chefe da Administração Militar de Luhansk, Serhiy Hayday, disse que as forças do Kremlin não fizeram nenhum progresso na noite de quarta-feira em sua tentativa de capturar Severodonetsk, apesar das alegações russas de que haviam tomado toda a cidade.
Hayday disse anteriormente que 10.000 soldados controlados pela Rússia estão lutando para tomar a cidade.
As contra-ofensivas das tropas conseguiram afastar as forças inimigas de algumas ruas e permitiram que capturassem alguns prisioneiros de guerra ucranianos, segundo Hayday.
“Eles não controlam toda a cidade, a luta continua”, disse Hayday. Na quarta-feira (1º), Hayday informou que os russos controlam 80% da cidade.
(Edição de John Stonestreet; com informações de Oleksandra Ochman e Bex Wright da CNN)