Rússia diz que não colocará proposta sobre Ucrânia para votação na ONU nesta sexta
Anúncio foi feito pelo embaixador russo durante reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira
O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, informou nesta quinta-feira (17) que não colocará a proposta de resolução do país sobre a Ucrânia para votação amanhã, sexta-feira (18), conforme era esperado. Ainda assim, afirmou que também não vai retirá-la.
“Decidimos, nesta fase, não pedir uma votação sobre nosso projeto, mas não estamos retirando o projeto de resolução”, explicou o embaixador ao Conselho de Segurança.
No discurso, Nebenzia disse que a Rússia envia ajuda humanitária à Ucrânia e acusou novamente os países ocidentais de instigarem a guerra.
“São os senhores que estão colocando mais lenha na fogueira deste conflito”, pontuou, acrescentando que há pressão dentro do Conselho para que os membros não apoiem a resolução russa.
“Lamentamos em ver que a Ucrânia sempre foi um peão no jogo político contra a Rússia”, adicionou.
Nebenzia finalizou dizendo que nesta sexta convocará uma reunião emergencial para que se discuta “a questão dos laboratórios americanos à luz dos acontecimentos que identificamos”, expressando também preocupação com o destino final das armas fornecidas pelos americanos, que poderiam acabar nas mãos de “terroristas”.
Os russos acusam os EUA de estarem envolvidos com laboratórios para armas químicas dentro do território ucraniano. Os Estados Unidos desmentiram o caso e já afirmaram em outras oportunidades não possuírem armas ou tropas dentro do país do Leste Europeu.