Rússia fecha parcialmente espaço aéreo perto da fronteira com a Ucrânia
País diz que paralisação se dá "para fornecer segurança" aos voos de aviação civil
A Rússia fechou parcialmente o espaço aéreo nesta quarta-feira (23) na região de Rostov, a leste de sua fronteira com a Ucrânia, “para fornecer segurança” aos voos da aviação civil.
Os aeroportos de Dnipro, Kharkiv e Zaporizhzhia, na Ucrânia, foram fechados ao tráfego até a manhã de quinta-feira (24), de acordo com os comunicados aos aviadores emitidos pelas autoridades locais.
O aviso emitido pelas autoridades listava trechos de rota específicos e altitudes a serem evitadas. Os fechamentos devem terminar entre 5h e 06h35, no horário local, a depender do aeroporto.
Nesta quarta-feira (23), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, declarou que a Rússia aprovou uma ofensiva contra o país. Novas imagens aéreas mostram o avanço das tropas da Rússia rumo a fronteira com a Ucrânia.
Entenda o conflito
Após meses de escalada militar e intemperança na fronteira com a Ucrânia, a Rússia está aumentando a pressão sobre seu ex-vizinho soviético, ameaçando desestabilizar a Europa e envolver os Estados Unidos.A Rússia vem reforçando seu controle militar em torno da Ucrânia desde o ano passado, acumulando dezenas de milhares de tropas, equipamentos e artilharia nas portas do país. A mobilização provocou alertas de oficiais de inteligência dos EUA de que uma invasão russa pode ser iminente.
Nas últimas semanas, os esforços diplomáticos para acalmar as tensões não chegaram a uma conclusão. Foi reconhecida pelo presidente russo Vladimir Putin, na segunda-feira (21), a independência de Donetsk e Luhansk, duas áreas separatistas ucranianas.A escalada no conflito de anos entre a Rússia e a Ucrânia desencadeou a maior crise de segurança no continente desde a Guerra Fria, levantando o espectro de um confronto perigoso entre as potências ocidentais e Moscou.