Rússia exige que Ucrânia entregue chefe do serviço de segurança
Moscou também pede que todas as pessoas ligadas aos atos terroristas cometidos na Rússia sejam entregues
A Rússia está exigindo que a Ucrânia entregue todas as pessoas ligadas a atos terroristas cometidos na Rússia, incluindo o chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), disse o Ministério das Relações Exteriores neste domingo.
“A Rússia entregou às autoridades ucranianas suas exigências… para a prisão imediata e extradição de todos aqueles ligados aos atos terroristas em questão”, disse um comunicado do ministério, depois de listar uma série de incidentes violentos no país.
A declaração do ministério informa que, entre as pessoas a serem entregues, está o chefe da SBU, Vasyl Maliuk, que reconheceu que seu serviço estava por trás dos ataques à ponte que liga a Crimeia ao continente russo desde a invasão da Ucrânia pelo Kremlin em fevereiro de 2022.
O Serviço de Segurança da Ucrânia respondeu ao comunicado da Rússia, dizendo que “as declarações do ministério russo sobre a entrega de indivíduos é inútil e cínica, e tem origem do ‘estado terrorista'”. O SBU acrescentou que o Ministério das Relações Exteriories da Rússia “esquece que o líder do Kremlin, Vladimir Putin, é objeto de um mandado de prisão internacional”.